qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

TCE-RS realiza ação de acompanhamento nas obras da Cadeia Pública de Porto Alegre

 

Nesta quarta-feira (18), os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul realizaram um acompanhamento das obras da Cadeia Pública de Porto Alegre. O antigo Presídio Central foi apontado como o pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, em 2008.

Com o início das obras em 2022 e a desocupação total dos presos, desde o final de 2023, a cadeia permanece vazia. Agora, reconstruída com investimentos de R$ 130 milhões em obras de remodelação, a estrutura está prestes a reabrir as portas e receber novos detentos.

De acordo com o governo estadual, o projeto está praticamente concluído. O governo não divulga uma data exata para a reabertura do estabelecimento prisional, por questões de segurança, mas estima que isso ocorra no segundo semestre deste ano.

A nova estrutura tem capacidade para abrigar até 1.884 presos. São 1.866 vagas em celas coletivas, que podem acomodar de seis a oito apenados, além de 18 vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Durante a visita técnica, os auditores do TCE-RS destacaram a importância do acompanhamento contínuo da Cadeia Pública de Porto Alegre, mesmo após a entrega da obra. O auditor de controle externo Henrique Friedrich Boiko explicou que o objetivo da fiscalização é entender, de forma mais próxima, a realidade da operação do sistema prisional. “Buscamos avaliar a realidade que acontece na operação de uma atividade tão difícil, peculiar e sensível que é a administração prisional. E assim a gente poder programar melhor e entender como agir ou como fiscalizar, realmente entendendo a parte operacional dessa atividade que é muito relevante”, afirmou.

Já o auditor Fabrício Ost Scherer ressaltou que o acompanhamento das obras foi feito de forma gradual, desde o início do projeto. “Essa obra da Cadeia Pública é auditada há anos, com visitas técnicas anteriores. O objetivo é garantir o bom andamento dos serviços, a qualidade da execução e o correto uso dos recursos públicos”, explicou. Ele acrescentou que a obra está 98% concluída e deverá cumprir sua finalidade principal: ajudar a desafogar o sistema prisional do estado.

A visita foi realizada pelos auditores Fabrício Scherer e Maria Fernanda Moraes, do Serviço de Auditoria de Engenharia e Desestatização do Estado (SAEDE), e também pelos auditores Henrique Boiko, Michele Franke e Fabiano Santos, do Serviço de Auditoria e Avaliação de Políticas Públicas do Estado (SPPE).

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já